Categories: Notícias

Alerta: previsão de chuva “forte e preocupante” para esta semana no ES

Previsão é de chuva intensa para a Serra. Foto: Gabriel Almeida

O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O alerta é do Climatempo, que diz que o Estado deve “sofrer muito com a chuva esta semana”. As cidades da Grande Vitória, incluindo a Serra, estão inclusas no alerta.

Segundo o instituto, é alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada, 18 de janeiro.

O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira (20), quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24 de janeiro, a chuva deve ser “generalizada e muito volumosa”. Ainda segundo o Climatempo, os dias mais chuvosos serão a quarta (22) e quinta-feira (23).

Durante toda a semana – de segunda a sábado (25) – devem chover aproximadamente 335 milímetros somente na Serra. Na próxima sexta-feira, o tempo será severo no Município, somente neste dia podem cair 90 milímetros de chuva na cidade. O Climatempo alerta que o dia e noite serão chuvosos.

Defesa Civil da Serra diz que está acompanhando

O TEMPO NOVO conversou com o coordenador da Defesa Civil do Município, Coronel Coutinho. Segundo ele, o Município está acompanhando as previsões, mas afirma que não deve chover tanto na Serra, assim como previsto pelo Climatempo.

Coutinho ainda afirmou na cidade, há seis pontos críticos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida.

“Estamos acompanhando a previsão para sempre ficarmos atentos. Mas não deve chover tanto na Serra, como previsto. Mesmo assim estamos em atenção para atender qualquer possível ocorrência”, destacou o coordenador.

Coutinho ainda disse que muitas famílias não aceitam sair de seus imóveis – que ficam em áreas de risco. “Na Serra, assim como em outras cidades, temos algumas famílias que são alertadas sobre o perigo, mas continuam morando em áreas de risco, principalmente em locais onde há risco de deslizamento”, afirmou.

Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

10 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

13 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

18 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás