Categories: Notícias

Água está no fim e morador terá que encarar racionamento

Morador da região de Santa Maria mostra a situação da represa que abastece a Serra. Foto: Reprodução/Facebook de Israel Rodrigues

Bruno Lyra

Com a vazão do rio Santa Maria bem abaixo do nível crítico, a represa de rio bonito com apenas 20% da capacidade e o sistema para captação no rio Reis Magos ainda em obras, o racionamento de água na Serra está prestes a acontecer.

Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler diz que “só uma grande contribuição da sociedade pode evitar o racionamento”.  Ele disse que a direção da empresa vai se reunir no início da semana que vem para avaliar a situação e definir como será o racionamento.  Ainda não há detalhes de como isto funcionará, se vier a ocorrer.

E a alternativa que pode ajudar com 500 litros de água tratada a mais por segundo, o sistema do rio Reis Magos, ainda não está pronto. “O primeiro módulo dessa obra deve ficar pronta em outubro; a previsão que funcione plenamente em dezembro”, adianta.

Mesmo que estiver pronta, na atual conjuntura ficaria difícil. Segundo Wetler, a vazão atual do Reis Magos é de 400 litros por segundo. A vazão de referência do rio, segundo a assessoria da Cesan, é superior a 4 mil litros por segundo.

Já o Santa Maria está em situação dramática: ontem a vazão era de 2 mil litros por segundo, quase a metade do nível crítico que é de 3,8 mil litros. Segundo o secretário executivo do Comitê de Bacia do manancial, Roberto Ribeiro, essa pouca vazão ainda está sendo garantida pela represa de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá. Mas também está perto de secar.

“Se não chover, a represa tem água para ajudar a abastecer precariamente a Grande Vitória durante 20 ou 30 dias. Hoje (ontem,15) está chegando mil litros por segundo na represa e saindo 2,4 mil litros. Pra ser sincero, a Cesan já está racionando água”, afirma Roberto.

Roberto disse que o Estado proibiu agricultores das cabeceiras do rio de irrigar, o que está gerando revolta, já que segundo ele, cerca de 30% da vazão do Santa Maria continua cedida a siderurgia.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

4 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

5 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

5 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

7 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

8 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

9 horas atrás