Categories: Notícias

Água e higiene contra a cistite no calorão

Izabel Bittencourt busca se prevenir do problema ingerindo muito líquido. Foto: Joatan Alves

Por Ana Paula Bonelli

Ardência, mau cheiro e vontade constante de urinar. Esses são os primeiros sintomas da cistite, inflamação da bexiga que no verão se torna uma ‘pedra no sapato’ de muitas mulheres.

O urologista Carlos Chagas explica que o aumento do problema nesta estação do ano se dá por conta de que as pessoas desidratam mais facilmente o que faz com que a urina fique concentrada. Ele também afirma que outro fator que favorece a infecção urinária são as férias que aumentam a atividade sexual.

E não são só as mulheres que sofrem com a infecção. O homem também pode contrair o mesmo problema, que neste caso é diagnosticado como prostatite. “Uma infecção da próstata que tem um quadro muito semelhante ao da mulher”.

Izabel Bittencourt teve cistite no verão passado. “Senti muita dor abdominal e também ardência para urinar, sentia muita vontade de urinar, porém não conseguia. Fui logo ao médico que me passou o tratamento com antibiótico. Tomo bastante líquido para evitar passar por tudo isso novamente”.

Quem também já sofreu várias vezes com a cistite é Maria Ramos. “Dói demais, é insuportável. Tive que ir ao médico várias vezes até conseguir curar totalmente a infecção. Hoje tomo bastante líquido e uso peças íntimas de algodão”.

Para quem quer evitar a infecção o urologista dá a dica. “Tomar bastante líquido, água, chá, suco ou sopa. A quantidade depende da cor da urina, se estiver escura está tomando pouco. O ideal é a urina estar clara”.

Carlos também alerta que o café, a pimenta, o álcool e os condimentos, favorecem irritações na bexiga, por isso devem ser evitados, se possível. “Urinar frequentemente é necessário. E se teve relação sexual a noite, deve-se urinar antes de dormir. A bexiga é uma caixa d’água e o movimento sexual favorece a migração das bactérias da vagina para a uretra e para a bexiga”.

Se evacuar o ideal é tomar banho e se urinar deve-se secar bem o local. “Evite duchas, elas diminuem a imunidade do local propiciando a infecção”.

O médico que atende no Hospital Metropolitano pondera que a cistite em seu estágio inicial é fácil de ser tratada. “Mas se não houver melhora tem que procurar um profissional”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás