22.9 C
Serra
terça-feira, 14 de julho de 2020

Água da Cesan continua com gosto, cheiro e fazendo gente passar mal na Serra Sede, diz morador

Leia também

Vereadores e deputados devem abrir mão do recesso de julho

Vereadores da Serra devem abrir mão do recesso parlamentar de julho, marcado para ter início nesta quarta-feira (15). O...

Bruno Lamas faz seminário virtual aberto ao público para debater ideias e projetos para a Serra

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) vai realizar na noite desta terça-feira (14) um seminário virtual onde a população...

Polícia apreende cinco armas de fogo em José de Anchieta e São Marcos

Na última segunda-feira (13), após ter recebido informações de que criminosos estariam planejando um atentado no bairro José de...
Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Moradores da região da Serra Sede apontam problemas de saúde com água salobra e com cheiro: os que tem condição, estão gastando com água mineral. Foto: Edson Reis

Os problemas com água fornecida pela Cesan nos bairro do entorno da Serra sede continuam, após reportagens sobre a situação na última semana. Segundo moradores da região, muitas residências seguem recebendo o líquido com gosto de sal (água salobra) e odor de produto químico. Assim como surgem mais relatos de problemas de saúde em consumidores que beberam a água, mesmo após filtragem.

Morador da divisa entre Campinho da Serra e Planalto Serrano, Welington Nanau, foi um dos que denunciaram a situação. “Tinha dado uma melhorada após eu formalizar reclamação junto à Agência Nacional das Águas (ANA) e depois das reportagens que foram publicadas. Mas voltou a piorar no final de semana. Tem pessoas que em Planalto Serrano e Campinho da Serra que passaram mal com dor na barriga, vômito e diarréia”, relata.

Welinton falou ainda que acionou o Procon e que este teria prometido marcar audiência de conciliação entre os consumidores e a Cesan. O morador adiantou ainda que também ter acionado, desde a semana, p serviço Vigiágua da Prefeitura da Serra – responsável por fiscalizar a qualidade do líquido fornecido pela concessionária ao consumidor da cidade – além de ter formalizado reclamação na própria Cesan.

Na última quinta feira, através da assessoria de imprensa, o Vigiágua da Prefeitura havia informado que foram coletadas amostras do líquido nas casas de moradores. E que o município havia notificado a Cesan. Mas até o momento da publicação desta matéria, por volta das 12h e 10, não havia informado se as análises ficaram prontas.

Já a Cesan não respondeu os questionamentos

Reis Magos, seca e avanço do mar

A água que abastece a região vem do rio Reis Magos, manancial de pequeno porte que existe na divisa entre Serra e Fundão. O sistema foi inaugurado no final de 2017, custou R$ 70 milhões e inclui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Putiri, localidade rural do município de onde o líquido é retirado.

O sistema estava previsto pelo Estado para ser implantado somente em 2020, mas o então governador Paulo Hartung decidiu antecipar a construção porque o outro sistema que abastece a cidade, o Santa Maria, deu sinais de colapso por falta d’água.

As reclamações dos consumidores da Serra Sede agora atendidos pelo Reis Magos coincidem com a situação de estiagem que afeta as cabeceiras deste manancial que, por esta razão, está com vazão muito baixa. Cenário semelhante ao da superseca entre 2014 e 2016, que fez o mar avançar pela foz do rio em Nova Almeida mais de 10 km rio acima.

Em 1º de julho de 2016 Tempo Novo publicou reportagem com o então presidente da Associação de Produtores Rurais da Serra e proprietário de terra em Putiri, Joel Falqueto, alertando que o ponto aonde a Cesan pretendia fazer a captação (na época a obra ainda não havia sido executada) tinha risco de salinização.

Ainda não se sabe se os casos recentes de água salobra da Cesan na Sede tem relação com o fato alertado por Falquetto em 2016.

Comentários

Mais notícias

Bruno Lamas faz seminário virtual aberto ao público para debater ideias e projetos para a Serra

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) vai realizar na noite desta terça-feira (14) um seminário virtual onde a população poderá participar e debater ideias...

Polícia apreende cinco armas de fogo em José de Anchieta e São Marcos

Na última segunda-feira (13), após ter recebido informações de que criminosos estariam planejando um atentado no bairro José de Anchieta III, militares prosseguiram ao...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!