Categories: Notícias

Agora é lei: supermercados têm que ter um embalador por caixa na Serra

Com nova lei, supermercados terão que contratar mais caixas para atender os clientes. Foto: Divulgação / Evelson de Freitas

A lei que obriga todos os supermercados e hipermercados que funcionam dentro do município da Serra a contratarem um embalador para cada caixa do estabelecimento já está em vigor. De autoria do vereador Roberto Catirica, a Lei 4.946 foi publicada no Diário Oficial no mês passado e agora o Poder Executivo precisa regulamentar a regra em menos de 180 dias.

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO em maio, com a nova lei, os proprietários dos supermercados que contam com mais de três guichês de pagamento terão que disponibilizar um embalador específico para cada caixa. Além de ter que colocar cartazes comunicando os clientes do serviço de embalador que é oferecido pelo estabelecimento.

Roberto Catirica justifica a lei como “tema de grande importância para a população”. Diz ainda que são inúmeras as queixas de clientes sobre a falta de funcionários disponíveis para empacotar as compras. Além disso, Catirica afirma que “os supermercados estão explorando seus caixas, obrigando-os a embalar (as compras) quando o cliente reclama”, o que vem gerando problemas de saúde como lesões na coluna e dores musculares.

Vale destacar, que o projeto de lei tinha sido aprovado pelos vereadores, mas vetado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede). Ao vetar o projeto, o Executivo justificou que o município “não tem competência para legislar sobre direito do trabalho” e afirmou que essa competência é da União, de acordo com a Constituição. Ainda de acordo com a prefeitura, o município não pode “obrigar os supermercados a contratar pessoas exclusivamente para empacotar produtos”.

Mas os vereadores decidiram derrubar o veto do prefeito e a nova lei foi publicada no Diário Oficial dos Municípios (DOM) no dia 21 de maio. O projeto do vereador não especifica se o supermercado que não cumprir a exigência pode sofrer multas. A Prefeitura da Serra tem o prazo de 180 dias, a partir da data de publicação no DOM, para regulamentar a nova regra.

A Prefeitura da Serra já tinha sido acionada no mês passado sobre a lei, mas informou que não iria se pronunciar, pois já tinha justificado o veto. Mais uma vez, o TEMPO NOVO entrou em contato com o município para saber se o Executivo pretende recorrer sobre a lei e assim que a demanda for respondida, será publicada neste espaço.

Supermercados irão acionar à Justiça contra lei

A Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS) classifica a nova lei como inconstitucional e pretende ir à Justiça para derrubar a regra. A informação é do presidente da ACAPS, João Falqueto. “Na nossa visão essa lei é inconstitucional e pretendemos recorrer e vamos esperar a Justiça decidir. Se for decidido que terá que manter a lei, iremos acatar”, afirmou João que disse ainda que outros projetos parecidos já foram vetados pela União em outros municípios.

João ainda disse que a obrigação de contratar mais profissionais irá afetar diretamente o preço dos produtos. “Caso a lei continue valendo, isso irá afetar diretamente o preço dos produtos nos supermercados que com certeza sofrerão aumento. Não tem como tirar o recurso para novas contratações de outro lugar, tem que ser dos produtos”, alerta.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás