Categories: Notícias

Agora é lei: Proteção ao Mestre Álvaro está menor

Bruno Lyra

Já está valendo a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro. Foi publicado no Diário Oficial do ES na última segunda feira (18) a nova lei que reduz de 3.470 hectares para 2.389 hectares a APA. A norma é de autoria do governo estadual e foi aprovada pela Assembleia Legislativa no início do mês .  

A medida vem gerando críticas de ativistas ambientais e pesquisadores. Dentre eles o doutor em genética, conservação, biologia evolutiva e professor da Ufes, Áureo Banhos; o ativista Edson Reis do Instituto Mestre Álvaro; o ativista do Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro, Rodrigo Roger; e do também ativista Júnior Nass da Ong Guardiões do Mestre. A ONG Instituto Últimos Refúgios também postou em rede social sua desaprovação com a redução.

O temor é que fauna, flora e nascentes do Mestre fiquem ainda mais ameaçados. O argumento dos críticos é de que a redução da APA em mais de mil hectares deixa desprotegidos os terrenos alagados no entorno do Mestre Álvaro, local que além de contar com animais e plantas típicos, também funciona como passagem para espécies como onças entre as florestas da montanha e outras matas. Tanto que o próprio Governo Estadual considera há anos a região como integrante do corredor ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro.

Já os representantes do Governo contestam tal argumento. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), Júnior Abreu, defendeu em Audiência Pública realizada no dia 21 de maio na Câmara da Serra, que a redução não muda a realidade atual da proteção ao morro.

“A Apa do Mestre Álvaro nunca havia sido demarcada antes. Não houve redução, mas uma adequação dos limites”, completou o sub-gerente de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider. O Idaf fez a demarcação, sob encomenda da Secretaria de Meio Ambiente da Serra, que redundou na redução da APA, que agora deverá passar definitivamente para a responsabilidade do município.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

5 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

5 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás