Categories: Notícias

Adolescentes debatem preconceito, corrupção e violência contra mulher

A escritora Tânia Martinelli com alunos do Linus Pauling de Laranjeiras. Foto: Divulgação

Temas como abandono de animais, sustentabilidade, gravidez na adolescência, corrupção e violência contra a mulher foram objeto de estudo dos alunos do Centro Educacional Linus Pauling, de Laranjeiras. Os temas são abordados nos livrosda escritora paulista Tânia Alexandre Martinelli, especializada em literatura infanto-juvenil. Ela esteve na Serra no final de abril, exclusivamente para esse encontro com os alunos do Linus.

O encontro foi alusivo ao Dia do Mundial do Livro celebrado em 23 de abril, onde a escoladesenvolveu diversas atividades literárias e artísticas.Depois da leitura dos livros e de trabalhos realizados em sala de aula, os alunos do 6º ao 9º ano fizeram um bate-papo descontraído com a autora. Tâniafalou aos alunos sobre sua trajetória e respondeu às várias perguntas.

Para a professora de Literatura do Linus, Daniela Soprani, é preciso incentivar o hábito de leitura.  “Em tempos de acesso quase que irrestrito àtecnologia é preciso resgatar e incentivar o gosto pela leitura e esse contato com a autora enriquece ainda mais o trabalho realizado nas aulas”, frisa.

Ela acrescenta que desde o 6º ano os alunos contam com aulas específicas de Literatura com o objetivo de dar a devida importância à leitura e a análise literária.A equipe de Linguagens (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira – Inglês) encerrou o mês com a realização de um Sarau, que acontece todos os anos, com apresentações das turmas de 6º ano ao Ensino Médio.

Violência contra a mulher

Com o tema “Entrelaces da Arte”, os adolescentes apresentaram poesia, dança, música,teatro, desenhos e pinturas abordando temas como preconceito, corrupção e violência contra a mulher. “Esta é uma excelente maneira de incentivar a criatividade dos alunos, valorizando habilidades e competências que vão além dos conteúdos desenvolvidos. E a leitura de obras literárias com temas contemporâneos e do universo dos adolescentes continuará ao longo do ano”, destacou a professora de Gramática,Maria da Consolação.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

3 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

4 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

6 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

7 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

7 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

7 horas atrás