Categories: Política

Acordo pode acelerar fundo de recuperação ambiental do rio Doce

O encontro reuniu os governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, Fernando Pimentel e Paulo Hartung, respectivamente, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (18)

A reunião foi realizada às 15h de hoje: Foto: Divulgação. Secom/ES

Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (18), entre os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi deliberado um acordo entre a Samarco, joint venturi formada pela anglo-australiana BHP Biliton e pela Vale, empresas proprietárias da mineradora, para acelerar a criação de um fundo para ressarcimento de danos ambientais e sociais causados ao Rio Doce.

A calha do rio foi impactada após o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana (MG), ocorrida em novembro de 2015 e que causou prejuízos incalculáveis, atingindo municípios dos estados de Minas e do Espírito Santo.

No encontro, ambos os governadores reafirmaram que não irão abrir mão da ação judicial conquistada em dezembro, que determina o depósito de R$ 2 bilhões para a recuperação da bacia hidrográfica do rio.

Também ficou decidido três pontos essenciais: criação de um fundo privado para administração dos recursos; criação de uma fundação específica para coordenar a execução do plano de recuperação ambiental e social e, acordo comum entre as três empresas envolvidas.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

14 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

21 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás