Acordo do Estado com Vale e Arcelor é criticado

Na última segunda (13) o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) fechou contrato de R$ 251 mil com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que esta audite os controles ambientais de Vale e ArcelorMittal Tubarão. No mesmo dia o Governo do ES e os Ministérios Públicos Estadual e Federal assinaram Termo de Compromisso Ambiental Preliminar (TCA) com as duas empresas, para que estas permitam a auditoria e se comprometam a adotar as sugestões da Sabesp para reduzir o pó preto.

A assinatura do TCA acontece no momento em que o Iema está trabalhando para a renovação das licenças ambientais das duas empresas, consideradas as maiores poluidoras do ar da Grande Vitória. O TCA foi criticado por entidades ambientalistas, como a ONG Juntos SOS ES Ambiental e Sinhá Laurinha,que queriam que os compromissos propostos virassem condicionantes das licenças das siderúrgicas.

Crítica que também vieram das câmaras dos municípios de Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória, que defenderam a tese das entidades ambientalistas. Na Serra, o vereador Fábio Duarte (PDT) é um dos que se opõe ao TCA.

Já o secretário estadual de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, defendeu o TCAdizendo que o instrumento é a melhor forma de garantir que as indústrias adotem as melhores tecnologias disponíveis para reduzir a poluição, dentre eles o pó preto que há décadas prejudica saúde e patrimônio dos moradores da Grande Vitória. 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás