Categories: Mestre Álvaro

Acomodados na casa grande

Yuri Scardini

Semana agitada na política capixaba. O governador Paulo Hartung (MDB) protagonizou uma verdadeira volta dos que não foram, e deixou o cenário capixaba atônito. Passada a cambulhada, o que fica é (novamente) um grande favoritismo ao ex-governador Renato Casagrande (PSB).

Este arranjo pró-Casagrande parece ter beneficiado muitas lideranças políticas da Serra. Talvez o maior apaniguado tenha sido Sérgio Vidigal (PDT), que engoliu os sapos passados com Casagrande e sem titubear, se alinhou ao PSB. E ao mesmo tempo, manteve suas raízes bem semeadas com Hartung e seu grupo político, já que em tese, Vidigal ‘foi obrigado’ a compor com Casagrande sob discurso de ‘determinações partidárias’. E agora é o cotado para ser interlocutor entre Paulo e Renato durante essa transição política que se avizinha.

Já para a Rede do prefeito Audifax Barcelos, também ficou bom. Não é prioridade para o partido discutir questões ligadas à eleição de governador. A Rede precisa se viabilizar enquanto partido e eleger deputados federais. Sob essa perspectiva, a Rede que vinha isolada no palanque de Rose de Freitas (Podemos), ganhou um leque de partidos órfãos do grupo de Hartung para coligar. Além disso, a princípio, Rose garante uma vaga de senado para a candidatura do delegado redista, Fabiano Contarato, porta da qual Audifax pretende sustentar o palanque de Marina Silva no ES.

Outro beneficiado é o deputado Bruno Lamas (PSB), que está com um sorriso de canto a canto da boca. Situação diferente de Vandinho Leite (PSDB) que teve que engolir um alinhamento com o PSB. Mas que ao mesmo tempo, Casagrande não se pode dar o luxo de desmerecê-lo, já que é cotado para ser um dos candidatos a estadual mais bem votado no ES, e uma liderança muito expressiva do PSDB.

Bem também ficou o deputado Jamir Malini (PP), que permanece como vice-líder do governo e alguém de confiança de Hartung, mas seu partido se alinhou à Casagrande. Malini é reconhecido pela sua natureza conciliadora e dá mais uma prova da sua capacidade de se manter em pé sob a areia movediça. Já Givaldo Vieira com o PCdoB, orbita no palanque de Rose e Renato e pode coligar com a Rede.

​Os principais líderes políticos da Serra parecem ter se acomodado nos arranjos partidários e tem tudo para atingir seu objetivo em 2018. Mas por outro lado, seguem como figuras secundárias na política capixaba e continuam olhando apenas a Prefeitura da Serra, ao invés de levantar a cabeça.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás