22.4 C
Serra
quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A cidade de chuteiras

Leia também

Serra tem 327 mil eleitores e maioria de aptos a votar é mulher

Neste domingo (29) acontece o segundo turno da eleição municipal que irá escolher o próximo prefeito da Serra. No...

Serra registra mais seis moradores mortos e 382 novos casos de Covid-19 em 48h

O número é assustador: 589 moradores da Serra foram mortos pelo coronavírus em apenas nove meses. A cidade chegou...

Serra tem aumento de 1.045% nos casos de chikungunya e especialista fala em surto

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, outra doença tem tirado o sono de moradores da Serra. Trata-se da...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Time hexacampeão capixaba em 2018 recebendo o carinho da torcida coral no Robertão. Foto: Divulgação/Serra F.C/Adriano Barbosa

Ontem (24) o Serra Futebol Clube fez 90 anos. É um tempo respeitável para uma agremiação futebolística. Mas a profissionalização só aconteceu em 1997. De lá para cá, virou o maior vencedor do principal torneio de futebol do ES, o Capixabão Série A. Foram seis taças, que deram ao Cobra Coral a honrosa alcunha de hexacampeão, desbancando o tradicional trio Desportiva (3 títulos), Rio Branco (2 títulos) e Vitória (2 títulos) no período.

Levando o nome da cidade em seu escudo, o tricolor serrano foi responsável por uma das maiores glórias do futebol capixaba ao bater o gigante Fluminense num Maracanã com mais de 40 mil pessoas no Campeonato Brasileiro da Série C de 1999. Foi a única vitória de um clube capixaba no mais emblemático palco do futebol nacional. Naquele ano o Serra fez campanha histórica e protagonizou o último acesso no Campeonato Brasileiro conquistado no campo por uma equipe do Espírito Santo.

Palco de conquistas desde os tempos do futebol amador, o estádio Robertão virou ponto de encontro de cada vez mais torcedores. Embora ainda acanhado, o estádio recebeu novas arquibancadas de concreto nos últimos anos.  Mas o clube e a cidade merecem uma praça esportiva maior, até porque o Cobra Coral já transcendeu as fronteiras municipais e arregimentou fãs em outros municípios.

O Serra tem um papel importante na construção da identidade do morador serrano. É que esta cidade é ao mesmo tempo muito antiga e extremamente jovem. Contradição que se explica pelo fato do território ter sido palco da alvorada da sociedade brasileira, quando os padres Jesuítas formaram núcleos com indígenas em Nova Almeida e Carapina nos idos do século XVI. Mas o município só passou a ter status de cidade robusta no final do século XX.

Tanto que até 1970, quando Vitória, Vila Velha e Cariacica já ganhavam ares de cidade grande, a Serra tinha somente 17 mil moradores e ainda assim espalhados em vilas e áreas rurais. Só com a instalação do Complexo de Tubarão, dos Civit´s e a consequente atração de milhares de migrantes, é que o município foi alçado à condição de mais populoso do ES e hoje conta com cerca de 517 mil moradores (IBGE, 2019).

Por isso o aspecto simbólico do futebol é aliado na construção e fortalecimento de uma identidade local.  E a força do Serra F.C. nessa tarefa fica evidenciada na atitude dos principais líderes políticos da cidade, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Ambos publicaram ontem (24), em suas respectivas páginas nas redes sociais, homenagem ao 90º aniversário do tricolor serrano.

Fundado na virada de 1983 para 1984, o Tempo Novo é testemunho da ascensão do Serra F.C. e teve a honra de ajudar a contar essa história. Que teve muitas alegrias, mas também alguns momentos tristes dentro e fora de campo.

Agora, assim como outras agremiações esportivas, o clube sofre os efeitos da pandemia da covid-19 com a paralisação das atividades. Mas se o Capixabão conseguir ser retomado esse ano, o Serra estará vivo na luta pelo hepta. É que o clube conseguiu se classificar entre os oito que disputarão a fase mata-mata.

A agremiação serrana também vem dando orgulho por manter times de futebol feminino, tanto de campo quanto na modalidade society. Serra F.C., a cidade agradece. Parabéns e que venham outros aniversários.

 

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!