Ação social limpa nome, faz tarifa social e emite documentos de 500 moradores da Serra

Compartilhe:
Blitz do Consumidor esteve em Porto Canoa. Foto: divulgação.
Blitz do Consumidor esteve em Porto Canoa. Foto: divulgação.

No último sábado (04), mais de 500 moradores de Porto Canoa e região receberam atendimento na “Blitz do Consumidor”, projeto idealizado pelo deputado Vandinho Leite (PSDB) e executado via Procon-Ales. Eles puderam negociar dívidas e se cadastrar nas tarifas sociais de água e energia, cujos descontos no valor das contas podem ser de até 75%.

Conhecida pelo foco na negociação de dívidas e na garantia dos direitos dos consumidores, a ação levou uma novidade para Porto Canoa: em uma parceria firmada com a Polícia Civil, o evento, que seguiu todos os protocolos de saúde impostos pela pandemia da Covid-19, e que lotou a escola Hilda Miranda, no bairro, atendeu a mais de 300 pedidos de emissão de Carteira de Identidade.

Os moradores ainda contaram com o serviço de atualização da Carteira de Trabalho física para o formato digital. Para esse serviço, foram registrados 70 atendimentos.

A procura pelos serviços ofertados pela “Blitz do Consumidor” foi intensa, com forte movimentação de pessoas durante toda a manhã e início da tarde. Quem chegava apenas para tirar dúvidas, acabava ficando de vez no evento, além de convidar amigos e parentes para também aproveitarem o mutirão.

Morador de Porto Canoa, Vandinho, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, ressalta que a alta procura por atendimento na ação do último sábado tem a ver com o fato de os serviços oferecidos pela “Blitz” serem, normalmente, de difícil acesso à população.

“É muito importante poder levar esse tipo de trabalho para os cidadãos, pois, assim, estamos oportunizando o acesso a vários benefícios de uma única vez, o que quase nunca acontece nos serviços públicos oferecidos na Serra, por exemplo. Para se ter uma ideia, nem mesmo o CadÚnico a população tem conseguido fazer”, frisou.

Por fim, o deputado ainda destaca que a expectativa é que a mesma estrutura oferecida em sua comunidade também passe por muitos outros bairros serranos.

“Temos feito um trabalho intenso com a “Blitz do Consumidor”. Já passamos por inúmeras comunidades da Serra. O nosso objetivo é aumentar ainda mais o número de famílias atendidas por essa ação tão importante. Por isso, estamos trabalhando para chegar em ainda mais bairros da cidade”,  garantiu Vandinho.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também