Meio Ambiente

Ação conjunta impede tentativa de invasão em área de preservação na Serra

O incêndio começou na noite da quinta (23). Foto: Divulgação

O fogo colocado na noite de ontem (23) na região da Praia da Baleia, em frente a Feu Rosa foi uma tentativa de ocupação de uma área de preservação ambiental, segundo a Prefeitura da Serra.

O líder comunitário da Praia da Baleia, Bruno Puppim, procurou o Tempo Novo para denunciar a situação que segundo ele incomodou os moradores dos condomínios Praças Reserva e Sauípe e adjacências.

“Um absurdo o que aconteceu nesta quinta-feira (23). Moradores de uma área de invasão do bairro Feu Rosa, criminosamente colocaram fogo na área de reserva ambiental, que inclusive é refúgio de animais silvestres e que pertence ao condomínio Praças Reserva”, denuncia o líder.

Diante do ocorrido, foi realizada nesta sexta (24) uma ação conjunta das equipes de Fiscalização de Posturas, Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros impedindo a ocupação da área de preservação ambiental no bairro.

Segundo a prefeitura, após receber denúncias de incêndio criminoso no local, as equipes realizaram vistoria e constataram que o terreno estava sendo preparado para uma invasão. Restos de árvores e arbustos foram retirados. Os responsáveis pelo crime se evadiram do lugar, não permitindo assim a autuação.

Contudo, durante a fiscalização houve o flagrante de um caminhão que pretendia descartar entulho na área de preservação ambiental. A ação foi impedida e o responsável autuado.

O fogo em questão começou no final da tarde da quinta-feira (23) e varou a noite. A fumaça invadiu apartamentos e causou danos a pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

O Corpo de Bombeiros também esteve no local e disse que uma guarnição deslocou-se até o local e, ao chegar, foi constatada a presença de focos de incêndio em vegetação não nativa na área. Os bombeiros entraram em ação, e puderam controlar e cessar as chamas em aproximadamente 30 minutos. Após as chamas cessarem, percorreram por todo o perímetro atingido para confirmar se não havia risco de reignição.

Vale lembrar que provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, assim como atear fogo em terrenos baldios e até mesmo colocar fogo para ‘limpar lixo’.

 

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

4 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

10 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

11 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

23 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás