Notícias

Ação com crianças leva sementes de girassol no combate à depressão

Cerca de 300 pessoas receberam as sementes e os recadinhos. Foto: Divulgação

Quem passou pelas ruas do centro de Serra Sede, região metropolitana do Espírito Santo, na última semana de setembro, se deparou com crianças distribuindo embalagens contendo sementes de girassol. O objetivo era incentivar à vida e combater a depressão. Com balões amarelos, cartazes e mensagens escritas, os alunos da Escola Adventista da Serra também se engajaram na campanha Setembro Amarelo.

Cerca de 300 pessoas receberam as sementes e os recadinhos. “Teve uma moradora do bairro que afirmou que o gesto mudou o dia dela, que estava precisando muito. Não sabemos ao certo a história dela, mas uma simples ação pode realmente ter feito a diferença”, explicou um dos funcionários da escola, Paulo Donna.

Mas afinal, por que usar semente de girassol? A nutricionista Maressa Gabriella Calixto Mariani explica que através da alimentação conseguimos combater os sintomas da ansiedade e depressão. “A serotonina é produzida pela manhã, com isso é fundamental ingerir na primeira refeição alimentos que são ricos em triptofano, pois esse é um aminoácido essencial que é utilizado como percursor da serotonina (hormônio da felicidade), e um dos alimentos em que encontramos essa substância são as sementes de girassol”, explicou.

Maressa acrescenta que a semente de girassol possui em sua composição cálcio e magnésio, minerais que estão ligados com o combate do estresse e das dores de cabeça; também possui ação antidepressiva, reduz sintomas de fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos) e melhora a qualidade do sono. “A semente de girassol é rica em selênio, mineral esse que contém propriedade antioxidante, prevenindo a oxidação de radicais livres que são mais encontrados em uma população estressada”, lembrou a nutricionista.

Dica

Para consumir a semente, Maressa indica: inclua no seu desjejum! O consumo do produto pode ser feito na forma crua ou torrada. Podemos adicionar no iogurte, misturar em uma salada ou até em um patê de grão-de-bico, as opções de consumo são diversas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

2 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

3 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

3 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

3 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

3 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

3 horas atrás