Categories: Sem categoria

A Serra Sede merece respeito

Temos acompanhado com atenção a luta dos moradores e comerciantes do centro da Serra pela manutenção do fórum e instalações na sede do município. Ainda que em nenhum momento ninguém do judiciário capixaba bateu o martelo decidindo pela retirada das instalações, a movimentação por parte da comunidade é um claro recado às autoridades judiciárias.

O serrano sabe que o seguro morreu de velho. Não obstante o crescimento econômico observado também em outros pontos da mais populosa cidade do Espírito Santo, a região onde está situada a sede administrativa a famosa Serra Sede não pode ser desprezada ou desmerecida por sua importância econômica e histórica.

O serrano, sempre atento na defesa dos interesses da região, é muito precavido e sabe bem como contrapor e lutar ao menor sinal de ameaça interna ou externa. Exemplos não faltam para esse pé atrás. Em meados da década de 1980, o bochicho era por conta de uma suposta articulação política por emancipação do distrito de Carapina.

O tal movimento – se é que existiu- foi debelado mais rápido do que o incêndio causado pela turfa.  O serrano, então, respirou aliviado. Por pouco tempo. No início da década de 1990, nova ameaça: prefeitura e câmara de vereadores e demais órgãos da administração pública municipal sairiam de Serra Sede para uma área onde hoje está localizado o bairro Residencial Centro da Serra (antigo Macafé).

Era a tal Nova Serra, e o projeto não vingou devida a oposição ferrenha de figuras respeitabilíssimas do porte do ex-prefeito Naly da Encarnação Miranda e ex-vereador Luiz de Deus Amado, auxiliados humildemente por este cronista. Então vereador da cidade, emprestava o gabinete para reuniões.

Luiz Amado está vivo, bem de saúde e pode testemunhar. O serrano sabe que se cruzar os braços verá nossa querida Serra Sede se transformar numa nova Cariacica Sede. Uma história tão rica não merece um destino desses.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

10 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

11 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

12 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

12 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

12 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

13 horas atrás