Categories: Notícias

A Serra ganhou autonomia com o crescimento do comércio

Odmar Péricles é o autor da coluna. Foto: Divulgação

Quanto mais autônoma for a cidade, mais apropriada aos seus cidadãos. E o que mais confere autonomia ao local é seu parque comercial. Tendo bom e variado comércio, o lugar já será considerado bom pra viver.

Lembro o tempo que foi usual a expressão “vai na cidade?” perguntado a quem fosse se deslocar até a capital Vitória. Porque lá se concentrava o comércio. Onde tudo (ou quase) que se queria, se achava.

Também a dinâmica do transporte privilegiava levar a todos para “o centro da cidade”, com ônibus que saindo dos bairros periféricos iam direto até Vila Rubim.

Essa estrutura está reformulada, e os focos de trocas comerciais estão nos bairros e regiões. E nesse quesito a Serra tem sua própria geografia comercial. Veja por exemplo a região Laranjeiras, que primeiramente mudou toda a estratégia bairros-centro Vitória para a Avenida Central, verdadeiro shopping a céu aberto.

E noutras regiões o fenômeno também acontece. No Civit de Barcelona a Porto Canoa, com boa rede de supermercados, lojas mobiliárias, de construção, tecidos e confecções, e bancos, lotéricas e restaurantes, bares e lanchonetes. E mesmo para serviços médicos, dentários, advocatícios e contábeis, não é preciso ir longe.

Idem pra Jardim Limoeiro, Carapina, Jacaraipe, com suas áreas atendendo as necessidades primárias de seus consumidores. Mesmo  Serra sede de forma ainda incipiente, desenvolve-se atraindo seu arredor. Mas necessitar ir a Vitória é raridade.

Exceto se para consumo mais extraordinário ou na busca  de ofertas culturais, casas de shows e gêneros artísticos.

Burburinhos

  • Prevê-se difícil serviço de parto, até que nasça quem possa ser ungido candidato a prefeito na REDE
  • Tem data e limite, a tolerância do PSB com o vereador Cabo Porto. E vice-e-versa
  • As lista de pré-candidatos a vereador nos partidos, não bate com os enunciados de seus líderes. Tem vaga demais pra ocupante de menos

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

12 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

16 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

16 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

16 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

17 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

17 horas atrás