Categories: Sem categoria

A ressaca das eleições

Após o último dia 02 de outubro é hora de juntar os cacos para alguns e reformular a estratégia para o próximo dia 30, para outros. Várias surpresas foram reveladas pela vontade popular. Entre elas, pela primeira vez, os quatro maiores municípios capixabas terão 2º turno.

O resultado das urnas também nos habilita destacar que o PT encolheu mais do que era esperado. Em toda a Grande Vitória houve redução no número de cadeiras da sigla. Especificamente em Vitória e em Vila Velha, chegou ao ponto de nenhum vereador da estrela vermelha ter sido eleito. Na Serra, a partir de 2017, a representatividade será reduzida a 1/3 do que é atualmente. Vale ressaltar que, pelo menos em Vitória, a fragmentação das esquerdas contribuiu bastante para isso. Se PSOL – que fez a 5ª maior votação individual – e PT tivessem se coligado, por exemplo, teriam grandes chances de eleger ao menos um representante na capital.

A renovação da Câmara da Serra foi grande. Dos atuais 23 vereadores, apenas 9 se reelegeram – aproximadamente 65% serão novatos. Siglas com menor organização de base ideológica e número de filiados partidários, como PSC, PMN ou PTC, fizeram duas cadeiras cada e estão à frente de outras siglas com maior tradição no município.

Mas o que vai dominar as rodas de conversa, certamente será o novo embate para prefeito da cidade. O discurso de ambos os candidatos têm sido de que agora se trata de uma nova eleição. Provavelmente o atual prefeito deverá circular mais nas ruas, atrás dos 6,29% de votos válidos que lhe faltam para ser reeleito. Por outro lado, Vidigal tentará buscar o 1,70% a mais de votos válidos, expondo seus projetos e apresentando as oportunidades de melhoria na gestão. O PT e o PR, caso consigam transferir seus votos, podem fazer a diferença. Hoje a situação está bastante embolada, com vantagem para Vidigal no número de vereadores eleitos pelas coligações – 12 a 10, (além do vereador do PT) –, bem como os mais de 10 mil votos a mais que obteve domingo. Mas nada está definido.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

6 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

11 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

11 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

12 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás