Categories: Mestre Álvaro

A Mesa e a implosão da base

Por Eci Scardini

A base aliada do prefeito Audifax (Rede) na Câmara, corre risco de implodir com o processo de escolha da próxima Mesa Diretora. Tem muito candidato para a vaga de presidente e será difícil conciliar todos os interesses. A menos que o prefeito faça generosas concessões em seu primeiro escalão, isso num momento, que é preciso reduzir secretarias e cargos comissionados para conter as despesas com pessoal. Vale lembrar que as contas do município já ultrapassaram o limite estabelecido legal, deixando o prefeito na mira dos órgãos de controle.

Estão na fila Luiz Carlos Moreira (PMDB), Miguel da Policlínica (PTC), Alexandre Xambinho (Rede), Guto Lorenzoni (PP). Vale lembrar que na futura composição da Câmara, 11 vereadores foram eleitos em coligações que estiveram com Audifax e 12 em partidos que estiveram com Vidigal. Os 12 de Vidigal vêm se mostrando fechados e coesos, mas os vereadores governistas não têm dúvidas de que conseguem cooptar votos para vencer a eleição da Mesa.

Votos na Câmara poderão ser trocados por secretarias e vice-versa. No meio disso estão também os sonhos de candidaturas a deputado estadual em 2018.

Hartung de saída?
Circula nos bastidores da política do Estado a possibilidade do governador Paulo Hartung trocar o PMDB pelo PSD, partido pilotado pelo ex-prefeito de São Paulo e atual ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. É difícil, mas não impossível, pois o PSD é um partido de linhagem de centro direita, oposto à história e perfil do governador, que é de centro esquerda, apesar da falta de identidade e dos problemas existenciais do PMDB.

Mas se de fato Hartung trocar de legenda, o PMDB fica inteiramente nas mãos da senadora Rose de Freitas e o caminho livre para ela ser candidata a governadora.

Vale ressaltar que Rose e o ex-governador Renato Casagrande (PSB) mantém uma relação política de muita proximidade atualmente, o que leva a crer que poderão estar no mesmo palanque, em 2018.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

36 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás