Categories: Mestre Álvaro

A mais disputada desde 1982

Por Eci Scardini 

Desde 1982 o eleitor serrano não via uma eleição densa, dura, disputada, brigada e de resultado incerto. Em um passeio pelos últimos 24 anos de história política da Serra, e lá se vão oito eleições de prefeito, pode-se afirmar com toda a certeza que essa é a que mais se aproximou do pleito de 1982, até então considerado o mais emocionante, cujo resultado só foi conhecido no final da apuração, que demorou uma semana.

Personagem vivo dessa história,  Tempo Novo presenciou cada uma dessas eleições.

A de 1982 foi disputadíssima, entre João Baptista da Motta e Getunildo Pimentel, pelo PMDB e Aldary Nunes e Dorian Benedito, pelo PDS. Eram dois candidatos por partido e os votos deles eram somados. A legenda que somava mais voto ganhava a eleição e o eleito era o mais votado.

O voto era em cédula de papel e a apuração no antigo Clube Vitória, no Parque Moscoso, em Vitória. Foi quase uma semana de apuração e somente no último dia é que Motta pode comemorar a apertada vitória. Foi uma eleição difícil e era arriscado afirmar quem ganharia.

A eleição de 1988 teve campanhas grandes, exuberantes, tensas, mas o clima nas ruas apontava para uma vitória de José Maria Feu Rosa (PTB) e seu vice, Adalto Martineli sobre Rose de Freitas (PMDB) e o seu vice, Arildo Cassaro.  As urnas confirmaram o que as ruas já sabiam e Feu Rosa ganhou.

Em 1992 o resultado já era conhecido mesmo antes de começar a campanha. A vitória de João Baptista da Motta (PMDB) sobre a viúva Penha Feu Rosa (PTB) e o vereador Sérgio Vidigal (PDT) já era tida como certa, como foi.

A eleição de 1996 teve campanhas grandes, ostentadoras, com lances de violência. Mas, de antemão, a vitória do deputado estadual Sérgio Vidigal (PDT) sobre o deputado federal João Miguel Feu Rosa (PSDB) já era esperada, o que foi amplamente confirmado.

A eleição de 2000 marcou a reeleição de Sérgio Vidigal e com muita folga. Com o deputado estadual Gilson Gomes fragilizado politicamente, coube à sua esposa, Sandra enfrentar a ‘fera’. Outro personagem que surgiu nessa eleição foi Edson Vargas, que inusitadamente trocou carros por carroças de burro, para propagar sua candidatura.  Vitória esmagadora de Vidigal.

Alegria ou tristeza a jato

A eleição de 2004 marcou a chegada de Audifax ao poder. A história dessa eleição mudou de rumo com a cassação da candidatura do empresário e desportista Betinho Sartório, pelo PPS. A disputa ficou entre Audifax e João Miguel Feu Rosa, sagrando-se vitorioso Audifax. Foram duas campanhas grandes, mas podia-se afirmar com bastante segurança que Audifax seria o vitorioso, como foi.

Em 2008, com Audifax no poder mas fora da disputa pela reeleição, a campanha ficou insossa, protocolar. Foi Vidigal buscando o terceiro mandato, contra o vereador Tio João. O que se viu foi Vidigal ser eleito de forma esmagadora.

A eleição de 2012 marcou o primeiro embate entre ‘criador’ e ‘criatura’: Vidigal x  Audifax. O primeiro buscava a reeleição e o segundo era deputado federal. Com a crise que já assolava o poder público, o que se via nas ruas era a predominância de Audifax.

Foram duas campanhas gigantescas, envolventes, mas que ao final confirmou o que as ruas indicavam, apesar das pesquisas da Futura e da Enquete apresentarem acirrada disputa e até empate técnico. Audifax venceu Vidigal por quase 35% de frente.

A eleição de agora teve um primeiro turno insólito, com Audifax em um leito hospitalar na condição de quase morte. Vidigal ganhou por 10 mil votos de diferença e por pouco mais de três mil votos não levou no primeiro turno.

Nesse segundo turno o clima esquentou. Os dois se digladiam nas ruas, redes sociais o e nos poucos debates que tiveram. A campanha chega ao fim sem um resultado previsível. E diferente de 1982, o resultado é rápido e assim, a alegria de um e a tristeza do outro chegam a jato.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

10 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

11 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

11 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

11 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

12 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

12 horas atrás