Categories: Notícias

“A legalização da maconha iria enfraquecer o tráfico”

Fábio diz que o trabalho da Deten é focar na prevenção e redução do consumo, além de combate ao tráfico. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

 Adjunto da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes do Espírito Santo (Deten), Fabio Pedroto, defende a legalização da maconha. Nesta entrevista exclusiva ao Tempo Novo, o delegado explica seu ponto de vista, enriquecido pela experiência de comandar o combate ao consumo e tráfico de drogas ilícitas no Estado.

O senhor é a favor da legalização do uso recreativo da maconha?

Temos um posicionamento um pouco diferente do que geralmente a categoria policial tem. Nós somos parte de um grupo até pequeno dentro da segurança pública, que defende um debate maior de algumas drogas, entre elas a legalização da maconha.

Por que o senhor defende esse ponto de vista?

O combate às drogas já tem acontecido há 100 anos no Brasil, desde que proibiram a cocaína no início do século e logo depois, a maconha.  E não têm dado resultados. O combate contra as drogas não pode ser uma atribuição só da polícia, se não tiver suporte do estado, oportunidades de emprego, de qualificação no mercado de trabalho.  A legalização não pode ser da noite para o dia, tem de ter o suporte, tudo organizado, ter uma estrutura no estado.

O Estado precisa mudar o jeito de tratar o usuário de drogas ilícitas?

Sim. Ele não pode ser tratado como criminoso, mas sim como uma pessoa que precisa ser reinserida na sociedade e se libertar do vício de algumas drogas até mais graves. Há uma contradição muito grande. O álcool, por exemplo, é a droga mais perigosa para a sociedade. Vou te dar um exemplo. Em 2013, fiz um estudo no município de Ibiraçu sobre acidentes, brigas e violência doméstica e cheguei a conclusão de que se eu pudesse liberaria a maconha e não o álcool.

Por que o senhor considera álcool pior do que a maconha?

O usuário de maconha é pacífico, não se envolve em briga. No estudo em Ibiraçu, todas as ocorrências de brigas eram por causa do álcool. Na BR-101, que corta a cidade, de 100 acidentes com mortes, 80 aconteceram com motoristas embriagados. De 50 casos de violência doméstica na cidade, em 45 deles os agressores estavam embriagados.

A liberação da erva vai enfraquecer o tráfico?

Temos de ressaltar que o combate às drogas tem de ser inteligente. Você não vai acabar com tráfico só com repressão. Por isso se você legalizar a maconha, tributando, produzindo como é feito com tabaco e ter campanhas como cigarro, suas consequências, o uso iria diminuir. Certamente iria enfraquecer o tráfico, reduzindo-se poder econômico.

Como é equacionar essas opiniões pessoais com o papel de delegado da Deten?

Nosso trabalho foca na parte preventiva. Penso que não se deve legalizar a maconha para que o consumo continue e sim para que o consumo seja reduzido. A Deten foi recordista na apreensão de drogas este ano. Em 2014, incineramos cinco toneladas. Somos vinculados à Polícia Civil e temos parceria com a Polícia Militar.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

2 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

2 horas atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

3 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

3 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

4 horas atrás