Categories: Política

A juventude abre alas na política e quer a Câmara

Igor Corato (PEM), Fábio Honório (PR), Yulo Castro (PDT) e os tucanos Rafael e Fabinho da Farmácia esperam representar os jovens na Câmara da Serra. Foto: Ana Paula Bonelli

Conceição Nascimento

A Câmara da Serra é vista como um celeiro de formação de novas lideranças políticas, por lá, já passaram os prefeitáveis Sérgio Vidigal (PDT), Vandinho Leite (PSDB), Givaldo Vieira (PT) e Bruno Lamas (PSB). Pensando nisso, vários partidos articulam suas alas jovens para atrair candidatos de pouca idade e renovar os quadros dos partidos, representando os desejos e anseios dos eleitores mais jovens.

Na Câmara da Serra, o vereador Alexandre Xambinho (Rede) é atualmente o mais jovem entre os 23 parlamentares, tem 29 anos. “Fui o candidato mais jovem em 2008. A juventude traz para o Legislativo novas ideias e propósitos e uma nova postura para pensar o desenvolvimento da cidade”, contou.

Igor Corato (PEN) tem apenas 23 anos, mas é militante político desde os 12, quando ainda nem era eleitor. Agora, o assessor parlamentar e morador de José de Anchieta, se prepara para seu primeiro teste nas urnas e dá o recado para os mais experientes. “Os representantes da velha política ainda não se deram conta, mas estamos vivendo um novo tempo. A faxina será geral, na Casa toda. Chegou a era do coletivo, da cidadania ativa, do poder jovem”.

O estudante de Direito Fábio Honório Júnior (PR), morador de Taquara II, é outro jovem que sonha com mudanças na política. “Proponho aos moradores do município da Serra uma campanha com a força da juventude, tendo em vista que a política brasileira está saturada de corrupção”, diz ele.

O jovem Yulo Castro (PDT), de 29 anos, não vê na maioria dos vereadores em exercício, uma representatividade que contemple os anseios da juventude. “Vejo com grande necessidade a criação de uma secretaria de juventude e através desta, a criação de um Centro de Referência de Juventude e Adolescência.”, disse ele, que é membro da Executiva e da Juventude pedetista serranas.

A promotora de eventos Priscila Krohling (Rede) também se prepara para disputar pela Câmara da Serra. Tem 23 anos e revela que espera mudanças na Câmara a partir da próxima legislatura. “Atuo com jovens e vou levar a pauta do meu partido e que os contempla para esse debate. Educação e outros temas que interessam a juventude serão levadas para o Legislativo”, listou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

9 minutos atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

20 minutos atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

41 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

1 hora atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

2 horas atrás