Categories: Mestre Álvaro

A equação Audifax e Lamas

Por Yuri Scardini

Após anos de uma aliança duradoura, a relação política do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e da família Lamas chegou a uma encruzilhada. Por diversos motivos, houve um afastamento e daqui a pouco tempo, ambos terão que decidir se seguirão de mãos dadas rumo a 2020 ou se vão por caminhos opostos. Essa é uma decisão que terá profundos impactos na geopolítica local.

Humberto Ayres, Márcia Lamas e Bruno Lamas, que são os expoentes da família, sempre foram fundamentais nos governos dos últimos 30 anos e deram sustentação política aos prefeitos que por aqui passaram. Agora, eles entendem que meritoriamente chegou o momento de um de seus consanguíneos, no caso o deputado Bruno Lamas (PSB), ter a chance de disputa a Prefeitura da Serra. Este já parece ser uma decisão irrevogável.

O momento é complexo, no paradoxo da renovação conservadora no Brasil, que fez emergir figuras aparentemente descoladas da política. Bruno terá que convencer uma população de 320 mil eleitores, de que há exceção na política. Desafio superável dado à habilidade de Bruno. Mas sua votação para deputado estadual este ano, ficando abaixo do esperado, acende o sinal da necessidade por reinvenção.

Esse desafio poderá ser encurtado se ao lado de Bruno estiver o prefeito Audifax. Especialista na arte de fazer eleição, e com uma das máquinas mais poderosas do ES na mão. Mas antes, ambos terão que colocar as cartas na mesa. Existe uma história de 10 anos para ser colocada na balança. Bruno tem muita resistência na turma da cozinha de Audifax, e essa é uma barreira que terá que ser superada, caso haja espaço para composição.

Se o caminho for o inverso, aliados do deputado não descartam a hipótese mais radical de liderar um bloco suprapartidário e heterogêneo de oposição, no vácuo deixado pelo declínio político do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que inclusive pode fazer parte desse grupo. Bloco esse que deverá receber apoio do governador eleito Renato Casagrande (PSB), dono de uma caneta de R$ 18 bilhões em orçamento.

Audifax é um estrategista político nato e faz tudo em seu devido tempo. Ele vai dar sinais dúbios até o momento de definir. Verdade é que a dobradinha Audifax/Bruno pode limitar os movimentos dos adversários. Já o inverso pode ser fator propulsor para outros grupos que estão com olho gordo na Serra.          

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

3 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

5 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

9 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

11 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

12 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

13 horas atrás