Categories: Sem categoria

A crise e os desafios da Serra

Esta semana foram divulgados dados sobre o saldo do emprego/desemprego, no acumulado janeiro-julho de 2015. Os dados mostram que apenas três municípios do ES tiveram saldo positivo e na outra ponta está a Serra, com saldo negativo de 6.429 empregos no período.

Analisando os detalhes dos dados para o Estado, observamos que o setor comércio perdeu 9.174 postos; o de serviços, 6.609; e o da construção civil 5.245, somente este ano. Se comparados os últimos 12 meses, a construção civil foi o setor que mais teve retração, com 9.942 postos de trabalho fechados em todo o ES.

E o que está ruim pode ficar pior…

Infelizmente, as notícias dessa semana não foram boas, dada a queda no ritmo de crescimento da China. Esta deverá ter efeitos consideráveis, principalmente para a indústria e o comércio exterior capixabas. A Serra, com seu parque industrial e sua vocação para o comércio exterior, certamente será um dos municípios mais afetados.

Sabe-se que a política fiscal é, em grande medida, responsabilidade do Governo Federal, mas há de se esperar das autoridades municipais medidas para enfrentar essa situação. Em 2009, em um entendimento político entre o Executivo e o Legislativo, foi aprovada e sancionada a Lei 3.360/2010, que estabeleceu uma série de vantagens competitivas para atrair investimentos de construção civil na Serra. Por que não buscar saídas como essa nesse momento?

Administrar na bonança é tarefa relativamente fácil. O que esperamos agora é ousadia e criatividade para o enfrentamento do que estamos passando – e do que virá no futuro próximo.

 

Tags: criseSerra
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

5 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

10 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás