Categories: Meio Ambiente

A 500m de altitude aventureiro topa com jacaré em trilha do Mestre Álvaro

O jacaré foi visto na trilha de Furnas. Foto: Marcos Santana

Um jacaré fazendo trilha no Mestre Álvaro? Isto mesmo, essa situação inédita e inusitada aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e foi flagrada pelo ativista ambiental Marcos Santana.

O jacaré estava subindo o morro rumo ao topo do monte, que possui 833 metros de altitude. O animal foi visto na altura dos 500 metros da trilha de Furnas, no local conhecido como Gruta de Furnas.

Junior Nass, que também é ativista e acostumado a subir pelas várias trilhas do morro, disse nunca ter visto nada igual. “Encontramos muitos jacarés nos Alagados, até no pinicão já vimos. Mas nas trilhas do Mestre, nunca vimos. Isso é inédito”, destaca.

Nass conta ainda que Marcos observou o animal por cerca de meia hora e depois espantou o jacaré para o meio da mata. “Ele fez isso a fim de tirar da trilha, para proteger de caçadores e também de pessoas que pudessem machucar o animal. Nosso objetivo é sempre proteger a fauna e a flora do local”, conta.

Marcos subiu o Mestre em 2017, uma disputa entre amigos que de quem subiria mais o monte: foram 60 vezes somente no ano passado.

Para Yhuri Nóbrega, coordenador do projeto Caiman, referência no estudo e na conservação dos jacarés-de-papo-amarelo no Brasil este tipo de cena é bem incomum e rara. “Geralmente os jacarés ficam muito próximos às lagoas. Uma das possibilidades é que o animal esteja buscando água, vivemos num processo de seca muito intenso, então é bem possível que ele saiu andando em busca de área de alagados para ele se instalar. Isso é uma das possibilidades, teria que avaliar o contexto como um todo”, destaca.

Veja o vídeo: 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás