Esporte

A 1° Copa de Futebol Feminino da ACS pauta a representatividade das mulheres no esporte

Campeonato de futebol feminino vai acontecer neste domingo (7). Créditos: Divulgação.

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACSPMBM-ES) realiza neste domingo, 7, pela primeira vez, a Copa ACS de Futebol Feminino. A bola vai rolar no Clube do Caxias, das 08h às 15h, e o evento é aberto ao público.

O evento é uma iniciativa que busca evidenciar a representatividade das mulheres da segurança também no esporte e acontece pela primeira vez com os times femininos em campo. A edição masculina já está em sua 4ª edição.

Segundo a Soldado Nascimento, Diretora Social da ACS e organizadora do evento, o diferencial da Copa ACS deste ano é justamente a inserção feminina, destacando a força da mulher: “Hoje, pra você analisar bem, é difícil juntar 80 mulheres da área da Segurança Pública para participar de um evento. Ainda mais um evento como este, onde o público masculino tem dominado na atual esfera em que estamos. Então, juntar 80 mulheres para participarem, já é uma vitória.”

A 1° Copa ACS de Futebol Feminino, no momento, conta com 80 jogadoras, totalizando 7 equipes compostas por mulheres da Segurança Pública. Os times já confirmados são: 1° Batalhão de Polícia Militar (Primeiro Futebol Clube), 2° Batalhão de Polícia Militar (Leoas do Norte), 6° Batalhão de Polícia Militar (A Camisa 10), 7° Batalhão de Polícia Militar (Caveiras da Bola), Batalhão de Missões Especiais (Caveiras de Aço), Regimento de Polícia Militar (Amazonas) e Secretaria de Estado da Justiça (Seleguerreiras).

Sobre a importância do evento, a Soldado Nascimento destaca que a iniciativa de promover a 1° Copa ACS de Futebol Feminino possibilita incluir e enaltecer ainda mais as mulheres.

“Promover um evento que visa trabalhar a integração social dando visibilidade as mulheres da segurança é agir em função da valorização das mulheres da categoria, mostrando mais uma vez que a mulher pode ocupar o espaço que ela quiser.” destacou a Soldado.

Apesar do futebol feminino existir há mais de um século, ele só tem 39 anos de prática legal.

+ Estudantes da Serra terão atendimento oftalmológico e óculos gratuito

O regulamento da modalidade só foi feito no ano de 1983. Para se ter ideia do quanto a conquista é recente, a primeira Copa do Mundo Feminina aconteceu em 1991 e a participação feminina nos Jogos Olímpicos se deu 5 anos depois, em 1996.

Mesmo com toda a história de luta das mulheres para que chegassem ao atual patamar nesse esporte, o preconceito ainda existe. Para que barreiras sejam rompidas, a conjuntura atual pede por mais representatividade nos campos de futebol e a iniciativa da ACS é uma dessas ações.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás