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Citroën C3 Aircross entrega espaço e praticidade

Citroën C3 Aircross entrega espaço e praticidade
O novo Citroën C3 Aircross chega ao mercado brasileiro entregando espaço e praticidade. Crédito: Divulgação

O Citroën C3 Aircross chega ao mercado brasileiro com um único concorrente direto: o Chevrolet Spin, que foi renovado e está mais refinado. Por outro lado, o Aircross aposta na simplicidade para reduzir custos e traz como destaque o motor turbo. Enquanto o Spin custa mais e mantém o motor 1.8 aspirado, o Aircross se posiciona como uma opção mais acessível. Mas será que vale a pena escolher o C3 Aircross? Para responder a essa pergunta, avaliamos a versão Shine de 7 lugares, gentilmente cedida pela concessionária Orvel Citroën para um fim de semana de testes.

Design e dimensões

O Citroën Aircross chama atenção por sua robustez e transmite a sensação de ser um carro maior do que realmente é. Apesar disso, ele não é pequeno, apresentando medidas que garantem bom espaço interno: 4,32 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,67 m de altura e um entre-eixos de 2,67 m. Esse entre-eixos é ligeiramente maior que o do Spin (2,62 m), proporcionando mais conforto, especialmente para quem viaja na terceira fileira de bancos.

O design externo do Aircross remete ao C3, mas com características próprias. Na dianteira, destacam-se as assinaturas de LED (iguais às do C3 e do Basalt), enquanto os faróis e os de neblina utilizam lâmpadas halógenas. Detalhes cromados e em preto brilhante adornam a grade, que também possui apliques cinza na parte inferior.

Nas laterais, o visual é sóbrio, com retrovisores em preto brilhante e repetidores de seta na versão topo de linha. As rodas diamantadas de 17 polegadas complementam o estilo. Na traseira, as lanternas se integram à lateral, e há uma moldura em preto brilhante que atravessa a extensão do porta-malas. Este, com 493 litros na configuração de 5 lugares, é prático: os bancos traseiros podem ser facilmente retirados puxando uma alça, sendo leves e fáceis de manusear.

Conheça o colunista Gustavo Lopes, responsável pelo Tempo Novo Motor

Interior

O interior do Aircross segue a filosofia de simplicidade característica da Citroën, o que reduz os custos e o torna competitivo frente ao concorrente. Contudo, isso pode não agradar a todos, já que materiais mais sofisticados são substituídos por plásticos rígidos com texturas variadas.

O painel é simples, sem revestimentos, mas traz um quadro de instrumentos digital e colorido, superando o C3, que possui uma versão apenas monocromática. A central multimídia, com 10,25 polegadas, é moderna e prática. Há um apoio de braço exclusivo para o motorista, ajuste de altura do banco e volante multifuncional revestido em couro. Os bancos contam com revestimento em couro sintético, mantendo o visual agradável e funcional.

Equipamentos de série

De fábrica, o Aircross vem equipado com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, luzes DRL de LED, direção elétrica e ar-condicionado com sistema de ventilação suplementar no teto. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conectando-se a seis alto-falantes para uma experiência sonora satisfatória.

Motorização

O Aircross utiliza o conhecido motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, que entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, além de um torque de 20,4 kgfm. Esse motor é sempre associado a uma transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas, garantindo desempenho eficiente.

Ao volante

Dirigir o Aircross é uma experiência que mistura sensatez e emoção. Ele entrega o que promete, mas o modelo reflete a nova estratégia da Citroën: popularizar a marca e se alinhar à Fiat no segmento acessível, enquanto a Peugeot assume o papel de marca premium do grupo.

Isso resulta em um carro confiável, com motorização Fiat, preço competitivo e características de um produto popular em um segmento mais caro. O motor 1.0 turbo se destaca como o mais potente da categoria, oferecendo bom desempenho mesmo com a carroceria mais pesada. Durante o teste, o consumo médio foi de 8 km/l na gasolina, sempre com o ar-condicionado ligado.

Conclusão

O C3 Aircross tem seus pontos fortes e fracos, mas os destaques positivos prevalecem. Compará-lo ao Spin é difícil, pois atendem a públicos diferentes. O Aircross atrai famílias que buscam um carro espaçoso e prático, mas com um custo mais acessível.

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Comunicado – 06/05/2025 – 2ª edição

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