Categories: Notícias

Mais de 60 funcionários do Dório Silva são afastados por desvio de medicamentos

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, também foram desviados materiais hospitalares. Foto: Divulgação

Em coletiva de impressa realizada na manhã desta terça-feira (05), o secretário de Estado de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, anunciou que 61 funcionários do hospital Dório Silva, em Laranjeiras, foram afastados e estão sendo investigados por desvio de medicamentos e materiais hospitalares.

O secretário explicou que a Secretaria de Estado de Saúde detectou a prática de subtração e desvio de medicamentos do hospital Dório Silva e imediatamente informou a Polícia Civil que está investigando o caso.

Os medicamentos que sobravam no Centro de Terapia Intensiva (CTI) estavam sendo desviados por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Todas as 61 pessoas envolvidas irão responder por crime de peculato, que possui a pena de reclusão de 2 a 12 anos.

Na última segunda-feira (04), foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em residências e foram vistoriados os armários do hospital Dório Silva. “Estamos diante de um caso deplorável e desonroso e que nos leva a conclusão de que essas pessoas são indignas de ocupar o cargo de funcionário público. É lastimável, é deplorável aquele que tem a função de cuidar das pessoas, subtraírem medicamentos para cuidar das pessoas”, disse Nylton Rodrigues durante a coletiva.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que o desvio dos medicamentos foi descoberto a partir de uma denúncia anônima feita no dia 18 de abril à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que montou uma comissão para apurar o caso. No dia 16 de maio, com um relatório em mãos, a Sesa comunicou a Polícia Civil, que iniciou a investigação. Estão entre os investigados, enfermeiros e técnicos em enfermagem efetivos e contratados.

“Já abrimos processo administrativo contra todos os envolvidos já identificados e tomamos as providências para que os funcionários envolvidos nesse esquema de irregularidades sejam afastados imediatamente do Hospital Dório Silva. Estamos também agilizando a convocação de outros profissionais cadastrados em banco de reserva para ocupar esses postos de trabalho”, detalhou Oliveira.

Dentre os medicamentos encontrados em posse dos investigados estão, por exemplo, antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.

Confira mais fotos: 

Fotos: Divulgação / Polícia Civil 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

11 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

13 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

18 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

20 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

21 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

22 horas atrás