Categories: Sem categoria

Amigo leitor,

Um estudo divulgado na última terça-feira (04/02) pela empresa de segurança McAfee e publicado pela revista eletrônica IDGNOW, especializada em tecnologia, constatou que cerca de 62% dos adultos brasileiros enviam ou recebem conteúdo íntimo por meio de dispositivos móveis, incluindo vídeos, fotos e mensagens.

Ainda segundo o estudo, 91% dos adultos brasileiros entrevistados confiam que seus parceiros não enviarão conteúdo íntimo ou informações privadas e 75% solicitam para o parceiro apagar as informações quando terminam o relacionamento.

Esse estudo mostra o grau de desinformação, irresponsabilidade e falta de cautela dos brasileiros usuários da tecnologia.

Em quase 14 anos trabalhando com crimes virtuais e tecnologia da informação, constatei centenas de situações em que a privacidade das pessoas tornou-se pública devido a uma falsa sensação de confiança em seus parceiros e também nos recursos de segurança dos dispositivos eletrônicos.

Independente da marca do smarthphone ou da tecnologia do recurso de segurança, sempre existirá a possibilidade do vazamento de qualquer conteúdo para a Internet, principalmente conteúdos íntimos, por chamarem mais atenção e serem mais cobiçados.

Existem diversas formas que podem colaborar com o vazamento desse tipo de conteúdo, inclusive durante seu envio e recebimento, ocasião em que poderá ocorrer a interceptação dos dados transmitidos, isso, no caso dos menos avisados, que não utilizam programas que criptografem os dados enviados.

Outra situação que poderá colocar em risco dados íntimos é a perda do aparelho eletrônico, pois mesmo que o dispositivo tenha uma senha de acesso, esse recurso pode ser facilmente burlado, bastando para isso a retirada do cartão de memória.

E ainda que as fotos, os vídeos e as mensagens sejam deletados, programas de forense computacional podem facilmente recuperar arquivos apagados e consequentemente, dependendo da índole de quem os manipula, serem publicados na Internet causando grande constrangimento para as partes envolvidas.

Portanto, fica aqui a dica: evite a produção e armazenamento de conteúdo íntimo em dispositivos digitais, pois não existe forma totalmente confiável de guardá-los em segurança.

A probabilidade de que esse material íntimo vaze e “caia na rede” é consideravelmente grande.  Não vale a pena arriscar.

Um bom final de semana a todos e até o próximo encontro.

 

Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais.  E-mail: eduardo.virtual@hotmail.com

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

9 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

12 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

12 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

13 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

14 horas atrás

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

15 horas atrás