Opinião do Leitor

40 anos da Lei da Política Nacional de Meio Ambiente

O artigo foi escrito por Ronaldo Freire. Foto: Divulgação

A Lei da Política Nacional de Meio Ambiente LEI Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 está completando 40 anos no dia de hoje, um marco e divisor, pois ela antecede a Constituição Federal de 1988 que a recepcionou, de lá para cá, com altos e baixos na questão ambiental.

Avançamos nos debates e consequentemente nas novas e várias legislações na qual destaco o Art. 225 da CF/88; o Estatuto da Cidade; Lei de Crimes Ambientais; o Plano Diretor Urbano e o Código de Meio Ambiente.

“A Política Nacional de Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e qualidade ambiental propícia à vida…, “…visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico…”, “…e a proteção a dignidade da vida humana… art. 2 da Lei 6938.

A criação de Secretarias de Meio Ambiente que consequentemente efetivou o quadro de Fiscalização Ambiental, no qual destaco o da Cidade da Serra. Enormes contribuições vêm dando no sentido de ter uma cidade mais equilibrada nos aspectos ambientais e urbanísticos da Cidade.

Ainda falta muita coisa para ser melhorado, com um Plano Diretor Municipal adequado e justo que está em processo de análise de novas mudanças, que leve em consideração os novos eixos da sustentabilidade nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, além do jurídico, político e ético.

Por Ronaldo Freire Andrade

Graduação em Direito e Pós Graduado em Direito Público e Gestão Ambiental, Especialização em Educação Ambiental – Auditor Fiscal de Atividades Urbanas e Meio Ambiente da Cidade da Serra – Fundador e presidente do núcleo de debate Rede Plena – Fundador da Associação Nacional de Fiscais de Atividades Urbanas – ANAFIC e Fundador da Federação Nacional de Fiscais de Atividades Urbanas – FENAFISC.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

14 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

15 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

15 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

15 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

16 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

16 horas atrás