Categories: Política

O caminho das pedras para quem quer ser vereador

Os vereadores Toninho Silva, Cézar Nunes e Alexandre Xambinho com o assessor jurídico Pablo de Andrade (o mais alto). Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento / Yuri Sacardini

A briga por uma das cobiçadas cadeiras da Câmara Municipal terá novas variantes na eleição do ano que vem. Para alguns dos atuais vereadores a formação de três grandes bancadas na Câmara de Vereadores – PMDB, Rede e PT – aliados às novas regras para as eleições em 2016, podem dificultar a entrada de novatos na Casa.

Uma das mudanças mais impactantes nas eleições de vereador é em relação à coligação partidária. Antes das atuais regras era possível aos partidos coligados inflar o número de candidatos. Agora, ou melhor, em 2016, sozinhos ou coligados, os partidos políticos na Serra só podem apresentar um teto de 34 candidatos.

“Se coligar vai dividir o número de vagas”, diz o advogado Pablo de Andrade, que é consultor e presta assessoria jurídica a 13 vereadores da Serra.

Ele acrescentou que além dos votos que a legenda precisará fazer para eleger um vereador, aproximadamente 12 mil, é necessário que o candidato atinja 10% desse total, ou seja, 1,2 mil votos ao menos. “Para competir tem que ser bom de voto, pois o sistema foi mudado para privilegiar quem é robusto e tem votos”, acrescentou Pablo.

Já Flavio Serri, presidente do PSD, chama a atenção para considerar os votos válidos neste cálculo. “Cada eleição tem suas abstenções ou votos nulos que acabam interferindo na conta para eleger vereadores. Na prática, para eleger um vereador será preciso que a coligação ou o partido consiga cerca de 9 mil votos”, arriscou.

É o que pensa também o vereador Toninho Silva, que migrou do Democratas para o PMDB, “É preciso estudar o cenário com as mudanças nas regras. As eleições de 2016 vão privilegiar candidatos e partidos fortes”, observou.

Para o vereador Cézar Nunes, que também mudou de partido, saindo do SDD e indo para a Rede, partidos pequenos podem não alcançar coeficiente eleitoral. “Enquanto os grandes já fazem legenda para mais de um vereador”, disse o veterano parlamentar.

Partidos apostam na eleição de novatos

Presidente do PSB na Serra, o deputado estadual Bruno Lamas acredita que a renovação irá seguir os mesmo padrões que eleições anteriores, “entre 50% e 60%”. Recentemente o deputado disse que o partido irá fazer três nomes na Câmara. Atualmente o partido conta com apenas uma cadeira.

O presidente estadual do PDT, deputado federal Sérgio Vidigal, disse que vê com naturalidade a mudança de vereadores de partidos e que o PDT irá aumentar o número de representantes eleitos. “Acredito que na próxima eleição o PDT vai eleger novos vereadores”, argumentou. Nas últimas mudanças partidárias, o PDT perdeu um representante, mas manteve dois.

Para o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Vandinho Leite, a renovação da Câmara vai ser maior do que em eleições anteriores. “Os vereadores ficaram sem opção e foram juntos para os mesmos partidos, alguns deles mesmo tendo boas votações podem ficar de fora”, aposta.

Ele diz que a expectativa do partido é fazer três vereadores em 2016, atualmente o partido não conta com nenhum nome na Câmara.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás