Notícias

10% dos carros registrados no ES são da Serra – veja como o Ciretran está funcionando na pandemia

Givaldo Vieira é diretor geral do Detran e morador da Serra. Foto: divulgação

Em 2021, a pandemia do novo coronavírus continua a afetar a vida dos brasileiros. Aqui no ES, muitos serviços foram suspensos e/ou adiados, causando dificuldades para a população. No entanto, algumas iniciativas mostraram o os serviços públicos conseguem se atualizar para acompanhar a tecnologia. Entre eles está o Detran-ES, que diferente de outros estados, manteve todos os serviços funcionando.

Quem explica é o morador da Serra e diretor geral do Detran, Givaldo Vieria. Ele esteve na sede do Jornal TEMPO NOVO e detalhou alguns dos investimos feitos órgão na cidade. De acordo com ele, a Serra possui a maior frota de carros do estado, ao todo, a cada 10 veículos registrados em solo capixaba, pelo menos 1 é da Serra.

“Enquanto a quase totalidade dos Detran’s no Brasil pararam de prestar serviços tivemos a oportunidade de manter o Detran funcionando durante a pandemia, pois desde 2019 estamos com o projeto de digitalização, tirando tudo do papel e passando para o mundo eletrônico; hoje todos os serviços do Detran estão acessíveis pelo site. Tem estados que ficaram longo tempo sem emplacar veículos zero”, explica.

Segundo Givaldo, além dos serviços que são de responsabilidade do Detran, existe uma verdadeira economia que gira em torno do órgão, gerando empregos e renda. São em torno de 400 despachantes; 250 centros de formação de condutores; 150 clínicas médicas; mais de 100 empresas de vistoria. “É um conjunto muito grande de empreendedores; de empregos, e impacto também no comércio em todo lugar onde o Detran se encontra ele acaba incrementando a movimentação de pessoas no comércio”, disse Givaldo.

Perguntado sobre a importância da Serra nos dados de número condutores e de frota de veículos, Givaldo afirmou que o munícipio é o maio em ambos os casos.

“Nós nos preocupamos evidentemente com a Serra; no ES, são 1.547.707 pessoas portadoras da CNH, dos quais 184.438 estão na Serra. A Frota de veículos registrados no ES é de 2.102.555, e 222.532 são da Serra, um total de 10,58% de todo o estado. Por isso, fizemos investimentos na cidade, melhoramos nossa agência de Laranjeiras, mudamos para o shopping. Ela é maior, todo mobiliário novo; mais adequada para o atendimento à população”.

Givaldo se refere a mudança ocorrida em junho de 2020, quando a unidade do Ciretran se mudou do imóvel situado na avenida Central de Laranjeiras e passou a funcionar em novo endereço: no segundo piso do Shopping MontSerrat, na Avenida Eldes Scherrer Souza, 2162, em Colina de Laranjeiras, próximo à BR-101.

Como funciona o atendimento:

O diretor geral do Detran explica que todo o atendimento, desde o início da pandemia passou a ser agendado pelo site do órgão (detran.es.gov.br). Isso garante que a pessoa tenha dia e horário certo para comparecer ao Detran; não faz aglomeração; ela vai ingressar na unidade já para ser atendida em um guichê.

“Isso ajuda a pessoa a organizar o seu tempo e também evita aglomeração e é algo que a gente pretende manter, mesmo após a pandemia, para tirar aquela imagem do Detran cheio de gente, em pé, esperando, aquelas filas. A gente organizou esse atendimento que foi um passo importante”, explicou Givaldo.

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira e equipe realizaram em setembro de 2020 uma visita técnica a sede do novo Ciretran de Serra Sede. Foto: divulgação

Por fim, o diretor geral do órgão citou outro investimento que é a abertura em setembro de 2020, de outro Ciretran, dessa vez na região de Serra Sede – local que é conhecida por sediar órgãos e repartições públicas.

“Abrimos um Ciretran na Serra sede. Foi um grande movimento dos comerciantes porque muita coisa foi saindo de lá e isso impactou a atividade comercial e empresarial lá. E eu pude fazer nesse momento difícil o caminho contrário: levar um órgão como o Detran, que atrai as pessoas. A nossa unidade funciona na Avenida Getúlio Vargas, 1 – 1º pavimento, na antiga sede da prefeitura. E nós estamos tendo que reforçar o nosso atendimento lá porque a procura tem nos surpreendido. Aquela região é muito grande e a decisão mostrou-se muito acertada”, disse Givaldo.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

4 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

5 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

5 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás