Categories: Notícias

Uber fica mais caro com nova lei na Serra, diz aplicativo

Para atuar na Serra, as empresas deverão se credenciar junto ao município. Foto: Agência Brasil

Com a nova regra municipal que exige carros com até cinco anos de fabricação em aplicativos de transporte, serviços como Uber e similares devem ficar mais caros no município. Quem afirma é a própria Uber, que enviou nota ao Tempo Novo na tarde desta quinta-feira (14).

Segundo a nota, a imposição de carros com até cinco anos “é muito prejudicial, porque limita o acesso de quem quer dirigir com a plataforma, impactando, sobretudo em quem mais precisa de oportunidades de trabalho”. 

Além disso, a Uber disse que “apenas 20% da frota de veículos de todo o Espírito Santo tem menos de 5 anos e que a redução de oferta de veículos causada por essa limitação deve aumentar o preço das viagens e o tempo médio de espera por um carro”.

O decreto foi publicado no último dia 11, já está valendo e também corrige uma injustiça fiscal, pois transfere para a Serra o 1% da cobrança de outorga onerosa sobre cada corrida. A cobrança já existia desde 2016, mas o dinheiro ia para Vitória, que já possuía regulamentação do serviço.

Além disso, para atuar na Serra, as empresas deverão se credenciar junto ao município. O decreto ainda prevê a contratação de seguro que cubra acidente de passageiros e que os motoristas tenham atestado de antecedentes fornecido pela Polícia Federal.  Os veículos não poderão estacionar para fazer pontos de parada, devendo as viagens ser solicitadas somente via aplicativos ou plataformas de comunicação em rede.

O decreto acrescenta que serviços do Uber e de empresas similares estarão sujeitos ao pagamento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).  Em 2017, a Prefeitura já tinha publicado norma prevendo a cobrança, mas faltava a regulamentação. Esta veio com o decreto.

Sobre essas cobranças, a Uber não disse se vão impactar o custo da viagem. E acrescentou que está à disposição das autoridades da Serra para colaborar com a implantação de uma regulação municipal moderna.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 minutos atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

36 minutos atrás

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

3 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

3 horas atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

3 horas atrás